

‒ História
A DUREX em conjunto com a PENOX e CHEMSON são os co-fundadores e acionistas da DUROX PRODUTOS QUÍMICOS LTDA. A DUROX iniciou suas atividades no inicio de 2003 em uma instalação da CHEMSON localizada no município de Rio Claro a 160 km ao norte da cidade de São Paulo. Cada um dos três sócios trouxe sua significante experiência no mercado brasileiro e sul-americano de óxidos metálicos para a nova companhia. A DUROX incorporou os negócios de litargírio e zarcão dos três sócios como um novo e independente operador no mercado.
A DUREX foi fundada em 1926 e logo se tornou um dos maiores produtores de bateria do Brasil. Desde então tem diversificado sua produção em eixos, escapamentos e silenciadores, produtos químicos e matérias-primas incluindo óxidos de chumbo para os setores de tinta, tubos de TV, cerâmicas e baterias. Uma recente reestruturação do GRUPO DUREX levou a venda dos negócios de bateria para a ENERTEC, a mudança dos negócios de eixos e a co-fundação de uma universidade de arquitetura e artes no centro de São Paulo assim como a joint venture DUROX em Rio Claro. A DUREX proveu a nova empresa DUROX com o acesso ao mercado de óxidos de chumbo.
A CHEMSON tem sido incontestavelmente a líder de mercado na área de estabilizantes no Mercosul desde a sua fundação em 1979. A CHEMSON DO BRASIL iniciou suas atividades em Rio Claro em 1988, ainda como DIADEMA INDUSTRIAS QUÍMICAS LTDA. O GRUPO CHEMSON foi formado em 2000 após a separação das atividades de estabilizantes e óxidos da CHEMETALL. O grupo está sediado na cidade de Arnoldstein na Áustria tendo fábricas na Inglaterra, Áustria, Brasil e China. A CHEMSON será um dos maiores clientes da DUROX além de proprietária da área e fornecedora de serviços e provedora de infraestrutura para a joint venture.
A PENOX tem tido uma longa história no Brasil originalmente através da companhia HEUBACH DO BRASIL e também no mercado sul-americano através da PYOSA OXIDES joint venture localizada no México.
Em 2012, a PENOX, após nove anos de sucesso, decidiu vender a sua participação na DUROX a seus outros sócios.
‒ Produção
A capacidade de produção atual é de 12.000 ton por ano de óxidos de chumbo, dividida de igual maneira entre litargírio e zarcão. A produção dos óxidos é realizada usando a tecnologia Barton para o primeiro estágio seguido de reatores tubulares com aquecimento elétrico para a produção secundária tanto de litargírio como de zarcão.
‒ Meio ambiente
Tendo como base o tradicional cuidado da CHEMSON com o meio ambiente, em seu moderno parque industrial em Rio Claro contamos com segurança ambiental assegurada e produtos de qualidade.
O Brasil e mais especificamente no estado de São Paulo possui normas de emissão (mais restritivas que a União Europeia) as quais são atendidas facilmente pela DUROX, mesmo assim programas estão em curso para melhorar a emissão de ruídos e introduzir sistemas de filtração secundaria nos filtros mangas.
Com a experiência trazida tanto da DUREX como a CHEMSON a DUROX obteve em 2004 a sua certificação ISO 9000 e em 2006 a ISO 14000.
‒ Desenvolvimento
As plantas adquiridas da CHEMSON (litargirio) e DUREX (zarcão) estão sendo equipadas com um moderno sistema para melhorar o controle e monitoramento da produção assim como ajudar nos controles ambientais.
Como todos os principais fabricantes de carros e caminhões estão presentes e sendo o Brasil o lar do maior fabricante mundial de ônibus, o mercado para zarcão será de crescimento nesta parte do mundo.
Em 2011 a DUROX instalou um sistema de granulação para atender ao mercado de mineração de ouro, estando apta a fornecer litargírio GOLD FREE tanto na forma de pó quanto em grânulos.
Copyright ® 2013 - Durox Produtos Químicos